Projects

Liga MEO surf | Bom Petisco Cascais Pro

A Theblackvolt.com especialista em portabilidade de energias renováveis, realizou em conjunto com a ANS/ Liga MEO Surf, um projecto piloto de fornecimento e monitorização de energia elétrica, na 5a e ultima etapa do circuito Nacional de Surf/ Bom petisco Cascais Pro 2020, que decorreu nos dias 15, 16 e 17 de Outubro.

Com o objetivo de saber qual seria o requisito/ consumo elétrico para a realização de uma prova do circuito (inclusive transmissão televisiva) a Theblackvolt.com instalou um sistema de monitorização e contagem remota nos vários pontos de consumo de energia.

A par deste procedimento a theblackvolt.com utilizou a sua estação solar portátil para produzir energia limpa, dando ao sistema elétrico a indicação para consumir preferencialmente de fonte renovável e caso esta não estivesse disponível, diretamente de gerador a combustível fossil.

 

Neste Projeto piloto, onde a fonte de energia existente é de gerador a combustível fossil, foram contabilizados 2 consumos. A operação da Sport TV em consumo trifasico e a operação dos modúlos ANS em consumo monofásico.Em paralelo com o consumo monofásico esteve a produção/ geração de energia solar.  Foi contabilizada a operação completa, desde a instalação a entrega de prémios.

Nos 4 dias de operação foram consumidos 137,6 KWh repartidos pelos dois consumos, tendo sido produzidos 83,29kwh de fonte renovável. Note-se que a localização da estação portátil solar não se encontrava na localização  física ideal (orientação oeste) para a captação de energia solar.Estabelecida a relação entre as duas, 60,53% da energia elétrica consumida foi de origem renovável, tendo a ANS Liga MEO Surf reduzido da atmosfera 0,08t em CO2, 0,03t de carvão poupado e 9 árvores plantadas.

Apos conclusão do evento a avaliação da theblackvolt.com estabelece como exequível a realização de eventos da ANS Liga Meo surf, utilizando energia renovável (ZERO EMISSIONS/ CARBON NEUTRAL). A energia eléctrica gerada e consumida no local de execução do evento é possível, recorrendo a um sistema de geração de energia híbrido entre energia solar e energia eólica.